PALESTRANTES

Ciro Gomes

Ciro Ferreira Gomes tem 60 anos e nasceu na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo, mas mudou-se ainda criança para o Ceará.

Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional.

Foi candidato à Presidência do Brasil em 2018.

 

Iniciou seus estudos na cidade de Sobral e depois em Fortaleza. Em 1979 formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Durante o curso universitário militou no Movimento Estudantil e disputou as eleições da UNE concorrendo para vice-presidente. Depois de formado, retornou para a cidade de Sobral, quando foi nomeado procurador, época em que seu pai era prefeito da cidade. Nessa época, lecionou em universidades locais.

 Em 1995, após deixar o Ministério da Fazenda, Ciro estudou como pesquisador-visitante na Escola de Direito de Harvard.

André Perfeito

André Perfeito é economista formado pela PUC/SP e mestre em Economia Política pela mesma instituição onde lecionou no departamento de economia da PUC/SP ao longo de 2010 como professor convidado.

 

Com especialização em econometria pela FIPE faz projeções para os principais agregados econômicos tendo conquistado prêmios pela sua precisão (TOP 5 Banco Central do Brasil, Projeções Agência Estado e terminal Bloomberg).

 

É Economista-Chefe e head da área de research da Necton onde exerce função de economista sell side fazendo a ponte com os clientes institucionais e pessoas físicas elaborando relatórios e projeções. Como economista-chefe também faz o contato institucional da corretora com o Banco Central do Brasil bem como o Ministério da Fazenda.

 

Como economista é constantemente demandado pela mídia especializada e em geral para emitir opinião sobre os mais diversos assuntos tendo artigos publicados nos maiores jornais e revistas do país. Foi eleito economista-chefe do ano pela Ordem dos Economista do Brasil, o mais jovem a receber este prêmio. Viaja o país dando palestras para as mais variadas audiências.

Fernando Rubiera Morollon

Licenciou-se em Economia pela Universidade de Oviedo em 1996. Começou a sua carreira profissional em 1997 como bolsista para a Formação do Pessoal de Ensino e Pesquisa da Universidade de Oviedo. Em 1999, ele obteve um cargo de professor associado no Departamento de Economia Aplicada da Universidade. Obteve o seu doutoramento na Universidade de Oviedo em 2003, obtendo o Prémio Extraordinário de Doutoramento em Economia daquele ano. Em 2009, ele entrou para o cargo de Professor Universitário após passar com sucesso em um concurso de Qualificação Nacional e o correspondente concurso na Universidade de Oviedo. Ele tem 16 anos de experiência em ensino e pesquisa. Ele foi editor / autor de 5 livros completos em editores como Springer ou Thomson e publicou 10 capítulos em livros ou monografias especiais sobre pesquisa, vários deles com um processo de avaliação por pares. Apresentou 72 trabalhos em encontros científicos, congressos ou conferências, em sua maioria internacionais, e realizou 9 estadias em centros de pesquisa de reconhecido prestígio internacional. Em 2009, ganhou o Prêmio de Pesquisa em Ciências Sociais do Conselho Econômico e Social (CES) das Astúrias. Ele também obteve outros prêmios, bolsas de estudo e bolsas de pesquisa, como bolsas de pesquisa da Fundação Banco Herrero ou o apoio internacional à mobilidade do programa José Castillejo, entre outros. Ele é membro do comitê científico de várias revistas e congressos e organizou vários congressos e seminários nacionais e internacionais em sua universidade. Foi pesquisador principal ou colaborador de 20 projetos competitivos ou contratos de pesquisa, 3 deles do Plano Nacional de I + D + i. Ele fundou e coordenou desde sua criação o grupo de pesquisa REGIOlab Laboratório Regional de Análise Econômica da Universidade de Oviedo, credenciado pela ANEP e parte do fornecimento de grupos competitivos no Campus de Excelência Internacional da Universidade de Oviedo.

Sandra Paulsen

Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, desde 1987. Possui doutorado em Economia pela Swedish University of Agricultural Sciences (2007), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1988), Bacharelado em Economia pela Universidade de Brasília (1983) e Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982). Trabalhou como Economista Ambiental na Agência Sueca de Proteção Ambiental (Swedish EPA, 2007-2011) e no Ministério do Meio Ambiente sueco (2009). Trabalhou no governo do Chile, no Ministério de Planejamento (1990) e na Comissão Nacional do Meio Ambiente (1991). Foi consultora do PNUMA e da CEPAL nos anos 90. Foi pesquisadora part-time do Centro de Estudios de la Mujer, em Santiago, Chile (1992-1997), do Instituto de Estudos Urbanos da PUC (1995) e do Centro de Análises de Políticas Públicas da Universidade do Chile (1996-1997). Tem experiência de trabalho e docente na área de Economia em geral, com ênfase em Economia Ambiental, tendo atuado nos seguintes temas: economia internacional, economia ambiental e de recursos naturais, política ambiental, meio ambiente, gestão de resíduos sólidos, gênero e mercado de trabalho. Tem experiência docente, entre outras, na Universidade de Santiago do Chile-USaCh, Universidade de Brasília, ENAP, IPEA e em cursos internacionais de Governança e Gestão Ambiental organizados pelo governo sueco através da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento-Sida. Atualmente é membro do Conselho Científico do Instituto Escolhas.

João Lucas Ijino Santana

Diplomata de carreira, João Ijino é bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (UESC-BA). Formou-se em diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2015) e serviu na Embaixada do Brasil no Haiti. Atualmente, serve na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O diplomata ilheense tem experiência em diversos campos da diplomacia, com destaque para as áreas de cooperação técnica internacional, promoção cultural e gestão pública.

Omar Costa

Economista, especialista em Economia de Empresas (UESC) e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS).

 

Atualmente é Professor Assistente e Diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem atuado nas áreas de finanças públicas e planejamento urbano. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Desenvolvimento Regional e Urbano e Finança, atuando principalmente no seguinte tema: Politica Pública, Finanças Públicas, Financiamento de Políticas Públicas, Planejamento Público.

Além de docente com mais de 20 anos de carreira, atuou no setor privado e no terceiro setor, sendo o último como Diretor Executivo da Instituição Comunitária de Crédito Itabuna Solidária, ONG de microfinanças.

Guilherme Mello

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2013).

 

Atualmente é professor do Instituto de Economia da UNICAMP e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura do IE/UNICAMP.

Elson Mira

Economista (UESC), Mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA) e Doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). 

Compôs a equipe de pesquisadores do setor Novas Commodities (Fruticultura) no projeto Perspectivas do Investimento no Brasil (PIB) do BNDES. Foi Diretor do Departamento de Gestão da Secretaria de Educação de Itabuna-Ba.

 

É Professor Adjunto do Departamento de Economia da UESC onde ministra as disciplinas Macroeconomia e Economia Industrial em níveis de graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisas sobre Economia Institucional. Desde fev/2014 está Pró-Reitor de Administração e Finanças da UESC.

MINICURSOS

Pedro Lopes Marinho

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1983) e mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2001), (2013).

 

Professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-Ba, tem experiência na área de Economia, com ênfase em Metodologia e Técnicas de Pesquisa, Economia de Empresas (Teoria Schumpeteriana), Evolução do Capitalismo e Economia Brasileira.

MINICURSO: Internacionalização Produtiva das Empresas Brasileiras: o que aconteceu após a globalização.

Josué Cândido

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007).

 

Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenador do sub-projeto de Filosofia do PIBID da UESC. É membro do conselho editorial da revista Cognitio e Cognitio-Estudos (PUC-SP) e da Revista Especiaria (UESC).

Tem experiência em Filosofia com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica transcendental, ensino de filosofia, Apel, pragmática transcendental e mediação histórica.

MINICURSO: Capitalismo como Religião.

Ronaldo Lima Gomes

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2011).

 

Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz.

 

Tem experiência nas áreas de Geologia de Engenharia, Meio Ambiente e Geotécnica.

MINICURSO: Sistemas e Informações Geográficas (SIG)

João Carlos de Pádua

Graduado em Ciências Econômicas, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

 

Professor de Economia e Coordenador do Escritório de Projetos e Consultoria Econômica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 

Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com recursos de diversas fontes, visando a geração de renda, melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.

 

Tem experiência no setor público e setor privado, incluindo neste último, atuação em Associações (Terceiro Setor). E tem atuado como Trader no mercado de capitais.

MINICURSO: Finanças Pessoais: do básico ao derivativo (Day Trade)

Antonio Matheus Sá

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Comportamental e Neuroeconomia. Foi estagiário no setor de pesquisa em economia aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).

 

Atualmente é um dos representantes do Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia (IBN) e trabalha no setor de Educação de Investidores na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

MINICURSO: Economia Comportamental e Neuroeconomia.

Michelangelo Lima

Analista Técnico II no Sebrae Bahia, com 25 anos de atuação em temas relacionados a empreendedorismo e Micro e Pequenas Empresas.

 

Graduado em Administração na(s) Faculdades Integradas Olga Mettig, MBA  em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade  de Economia da Bahia.

 

Pós-graduando em Finanças e Controladoria pela Faculdade de Tecnologia e Ciências.

 

MINICURSO: Como elaborar um plano de negócio

Marcos Antonio da Silva

Graduando em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal de Goiás. Integra o Fórum Nacional pela Redução das Desigualdes Sociais.

 

Participou do projeto de extensão: Economia Solidária - Educação para além do mercado. É Conselheiro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Aparecida de Goiânia, Conselheiro Municipal de Assistência Social, Conselheiro Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Atualmente é Presidente da Federação Nacional de Estudantes de Economia - FENECO, onde foi Coordenador Geral na gestão 2017, é Presidente do Conselho Regional de Economia Acadêmico - CORECON Acadêmico do Estado de Goiás. É idealizador,  do Programa Crisálida, que atua no combate a extrema pobreza e na redução de vulnerabilidades sociais.  Foi Vice-Coordenador do XLIII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia, realizado em julho de 2017.

WORKSHOPS GRUPOS DE DISCUSSÃO E MESA REDONDA

Cezar Menezes Almeida

Economista, empreendedor e consultor, fez carreira em empresas nacionais e multinacionais e vem atuando em projetos de desenvolvimento de líderes e de experiência do cliente em importantes e influentes organizações do país. Atua também como professor de cursos de pós graduação, executive coach e palestrante. Membro do conselho e investidor de duas startups: QR Point - hr tech para controle e gerenciamento de jornada de trabalho e a Expers Club que atua no desenvolvimento da experiência do consumidor para restaurantes.

 

Com atuação em diversas entidades profissionais e empresariais, atualmente é presidente da Junior Achievement Bahia e diretor da ABRH Brasil - Associação Brasileira de Recursos Humanos. Tem mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/UESC, dentre outras formações e certificações.

Workshop: Economia e empreendedorismo na Indústria 4.0

EQUIPE AMBEV

- CARREIRA: Nathalia Pontes Amorim

Alagoana, 26 anos, formada em engenharia civil com intercambio de 1 ano no Reino Unido. Entrei na CIA como estagiaria em 2017 e atualmente Gerente de Gente do Cdd Ilheus. 


- LIDERANÇA: Walter Pedra da Rocha Neto

 

Formado em Administração de Empresas UFPA, MBA FGV Gestão Pessoas, tem 11 anos de ambev, iniciou como Vendedor e atualmente está há 3 anos como Gerente Comercial. 


- GESTÃO: Kleber Santos Lemos

Bacharel em administração e Geografia pela UESB, pós graduado em marketing e planejamento estratégico, 10 anos de Cia, iniciou como auxiliar de marketing e atualmente gerente de vendas de Itabuna.

- CONHECIMENTO CERVEJEIRO: Expedito de Oliveira Neto

Mestre em Inovação Empresarial e Gestão da Tecnologia pela Universidade de Girona (UdG - Espanha), iniciou sua graduação em Administração de Empresas na Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) e concluiu seus estudos em janeiro de 2005 na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui curso técnico de programador pelo Instituto Nossa Senhora da Piedade (1996 a 1998) e curso de inglês e espanhol pela Fisk (1992 a 1997). Trabalhou no Censo 2000, estagiou na Universidade Estadual de Santa Cruz (2002 a 2003), atuou em empresas multinacionais como Mucambo Mapa Spontex (2004 a 2005) e Panini Espanha S.A. (2006 a 2010). Em 2012 atuou na esfera publica, exercendo o cargo de Gerente Administrativo do Centro de Referência DST/AIDS na cidade de Ilhéus/Ba, no mesmo ano ingressou na Companhia de Bebidas das Ämericas (Ambev), como supervisor de vendas, atualmente exerce a função de gerente de vendas nesta mesma companhia. Possui fluência em idiomas e uma considerável experiência em empresas multinacionais atuando em diversas áreas como por exemplo atenção ao cliente, produção e principalmente na área comercial.

Workshop: Cultura AmBev em foco

Omar Santos Costa

Economista, especialista em Economia de Empresas (UESC) e mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS).

 

Atualmente é Professor Assistente e Diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem atuado nas áreas de finanças públicas e planejamento urbano. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Desenvolvimento Regional e Urbano e Finança, atuando principalmente no seguinte tema: Politica Pública, Finanças Públicas, Financiamento de Políticas Públicas, Planejamento Público.

Além de docente com mais de 20 anos de carreira, atuou no setor privado e no terceiro setor, sendo o último como Diretor Executivo da Instituição Comunitária de Crédito Itabuna Solidária, ONG de microfinanças.
Painel: Reforma da Previdência

Marcos Antônio Silva e Silva, Wellington Leonardo da Silva e Reinaldo Dantas Sampaio

Marcelo Pereira Fernandes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Gama Filho (1998), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Atualmente é professor Associado I, vice coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente do Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER/UFRRJ). Conselheiro do Conselho Federal de Economia (COFECON) e Conselheiro do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (CORECON-RJ). Membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ). Membro do Grupo de Pesquisa Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais Possui interesse nas áreas de Economia Política, Economia Política Internacional, Imperialismo e Histórica Econômica Geral, Economias da América do Sul e Economias dos BRICS.

Painel:Imperialismo e a Questão da Estabilidade do Sistema 

Grupo de Discussão composto pela FENECO, COFECON e CORECON

Painel: Análise da conjuntura econômica brasileira